ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent

Quer aumentar sua renda ou aproveitar as oportunidades do mercado de trabalho? Você precisa adicionar o EAR na CNH

Entenda como classificar sua habilitação para EXERCÍCIO DE ATIVIDADE REMUNERADA. Somente com ela você poderá trabalhar com aplicativos e serviço de delivery.

Não é de hoje que as pessoas estão mudando seus hábitos em relação ao uso do transporte coletivo e até mesmo de veículos particulares. Há quem decide pagar um pouco mais e se deslocar de “uber” do que ter que enfrentar um ônibus lotado; do mesmo jeito há quem prefere pagar uma corrida dessa e deixar seu carro em casa evitando o desgaste de ficar procurando estacionamento, perder tempo e ainda gastar gasolina – porque no final das contas o preço que se paga fica quase igual ao que se gasta. 

Somado a isso, desde o ano passado o cenário de pandemia e o medo de se deslocar para lugares com uma grande circulação de pessoas aumentou os pedidos e compras delivery em 94%, exigindo cada vez mais profissionais à disposição para levar as encomendas até as casas dos clientes – e essa demanda continua crescendo.  

Ou seja, de repente o que era tendência virou necessidade. E quase ninguém estava preparado para abraçar essas oportunidades de trabalho e um dos motivos era não ter a carteira de habilitação classificada para exercer a função. Ou seja, não pense que para se tornar motorista de aplicativo ou de entrega basta somente ter sua carteira e seu veículo. Não é assim. Mas, o importante é que se você já tem habilitação o processo é fácil, e se você está pensando em tirar a CNH já pode solicitar a sua com a EAR. 

Mas, o que é a EAR e por que eu preciso dela para exercer determinadas funções? A EAR é uma observação que vem no verso da sua CNH como obrigatoriedade prevista no Código de Trânsito Brasileiro (art.147, parágrafo 5º) e é exigida em qualquer tipo de trabalho ao volante cujo condutor receba um salário ou comissão por isso, independentemente dele exercer essa profissão de forma autônoma ou como profissional contratado via CLT. Além disso, a informação não se limita ao transporte de pessoas: ela se aplica também a motoristas de caminhão e transportes de carga. É possível adquirir a informação EAR independentemente da categoria em que é habilitado, seja através de Permissão para Dirigir (PPD) ou de CNH A, B, C, E ou F.  

Para adicionar a EAR você precisa acessar o site do Detran-Pe e procurar pelo link “ATIVIDADE REMUNERADA”, onde será possível iniciar o trâmite necessário para obter a sua CNH com EAR. Você precisará realizar exames psicológicos e pagar uma taxa por isso, além de seguir todo o passo a passo explicado no site.  

Vale lembrar que você pode incluir a observação a qualquer momento, basta antecipar a renovação da sua CNH ou realizar uma alteração de categoria. Se você ainda está tirando a CNH, avise na recepção da sua unidade que deseja ter essa especificação no seu documento. 


Se por alguma razão o site estiver indisponível no momento ou não oferecer a opção de fazer esse serviço online, vá até a unidade de atendimento mais perto de você. 

Quer aumentar sua renda ou aproveitar as oportunidades do mercado de trabalho? Você precisa adicionar o EAR na CNH